Crianças, pré adolescentes, jovens,
adultos e idosos, cada faixa etária tem suas características próprias.
Diferentemente do que se possa pensar ou parecer, à primeira vista, as regras
de postura social não são uma expressão de soberba ou vaidade. Muito menos
figuram como entrave ao convívio cristão. Ao contrario, são fatores relevantes
no desenvolvimento de uma boa aula e estão inter-relacionados com a educação,
alem de constituírem deveres do bom cristão.
Aqui estão algumas dicas em temas
variados do chamado convívio social. O objetivo é ajudar os professores de ED a
serem mais efetivos no seu oficio:
1- Comece sempre a aula na hora marcada para incentivar e
premiar o aluno pontual, mesmo que uma única pessoa esteja presente. Outros
chegarão. Se não chegarem, não se preocupe, porque a lição será apenas àquele
presente. Ainda assim você será usado por Deus. Não se deixe intimidar ou
afetar psicologicamente pela ausência. Dê apenas uma justificativa. Não caia no
erro de ficar explicando os possíveis motivos pelos quais os demais alunos não
compareceram a aula.
2- Cumprimente cada um que entra como se fosse um
candidato a presidente da Republica. É muito importante que os estudantes
saibam e experimentem que sua classe é a mais amistosa do planeta.
3- Faça de sua classe uma prioridade. O melhor método de
demonstrar isso a sua classe é você encará-la como prioridade nos seus
interesses. Quanto melhor estiver preparado o professor, mais facilidade terá
em responder as eventuais perguntas com sinceridade, mesmo que seja para
agendar a resposta para uma próxima aula.
4- Recompense o empenho dos que são assíduos de forma
mais consistente. Envie um e-mail, dê um cartão ou crie alguma outra forma de
incentivo extra que seja capaz de demonstrar apreciação por sua Constancia e
ainda ajude a pessoa a superar suas limitações na aprendizagem.
5- Dê bom acolhimento ao atrasado, não o puna. Capture a
atenção dele com uma rápida sinopse do que você está ensinando a classe. Emende
“Maria, temos satisfação pelo fato de que, mesmo atrasada, você tenha
perseverado em estar conosco. Nos estamos discutindo hoje a diferença entre o
crescimento espiritual de José e o de Daniel...”.
6- Deixe para saber em particular, o que motivou o
atraso. Ouça os motivos, ofereça ajuda, apoio e um conselho estimulante para
que o fato não venha se repetir. Caso haja reincidência, mantenha a paciência e
pense em nova estratégia para ajuda a pessoa.
7- No caso do atrasado crônico, é preciso que se
investigue os motivos que levam a esse comportamento. Cabe ao professor conversar
com o individuo, em particular, e explicar-lhe, de modo a conscientizá-lo, que
a Igreja se preocupa com ele não só do ponto de vista da constituição
espiritual, mas também em sua formação como cidadão. O atrasado crônico pode
vir a ser um preguiçoso, o que fatalmente trará implicações a sua vida
profissional (Ec 10.18)
8- Àquele que faltaram à classe nunca diga: “Onde você
estava?”, porem ‘“Sentimos muito a sua falta”. A primeira frase já deixa o
aluno na defensiva, porque se sente cobrado. A segunda denota interesse
sincero. Tratá-los como pessoas maduras dá mais resultado, pois os estimula a
agir como tal.
9- Um polegar erguido, um aceno, um piscar de olho ou um
toque precisam ser percebidos e valorizados. Quanto antes forem atendidos menos
você terá negligenciado em demonstrar a estima e o apreço aos alunos.
10-Alunos não gostam de olhares indiferentes, de palavras
arrogantes nem gestos bruscos. Daí manter a concentração durante todo o período
de aula é fundamental para poder transmitir equilíbrio aos alunos. Lembre-se de
que muitos chegam à aula depois de terem enfrentado uma verdadeira guerra
espiritual
11-No caso de ensinar adolescentes e jovens, refreie a
tentação de quebrar o clima da aula com comentários sobre seus cabelos, roupas
ou estilo de musica. Ore para que o Espírito Santo prepare o momento certo para
conversar com o individuo sobre esses temas (Pv 15.23). Administre com bom
humor as possíveis influencias negativas de um adolescente recém chegado a
Igreja e a classe, sem espantá-lo. Estimule-o a oração em grupo afim de que o
Espírito Santo convença o coração de qual deve ser o padrão do cabelo, das
roupas ou do estilo de musica. Não se esqueça de ser o mais sincero possível e
bíblico nos comentários (Sl 119.130). Entenda que há fases e fases na vida de uma
pessoa.
12-Também no caso de ensinar adolescentes e jovens, tome
cuidado para nunca os usar como exemplo nas lições, seja positivo ou negativo.
Estas são as idades do anonimato. Todos ficam pouco a vontade ao ser
ressaltados em algum aspecto. Isto os distanciaria dos seus pares. Para eles
qualquer coisa é melhor do que ser distinguido. Melhor é estimulá-los as
experiências com Deus e testemunhá-las espontaneamente. (Jo1. 32).
13-Em caso de instabilidade e indisciplina, é
indispensável ao professor guardar o controle de si mesmo, a fim de poder
pensar sobre a melhor atitude a tomar. O superintendente da ED deve estar a par
de qualquer alteração comportamental em classe.
14-Evite coisas impertinentes, tais como ficar fungando
em classe, enfiar o dedo no nariz, ficar consertando a roupa intima, usar
decote inapropriado, etc. todo e qualquer movimento brusco vai atrair a atenção
do publico e desviá-lo do que realmente interessa. Para evitar tais coisas vá
ao banheiro antes da aula começar.
15-Cuidado ao chegar muito perto dos alunos. O mau
hálito, o odor de suor ou de um perfume forte demais, ou vencido podem causar
incômodos.
16-Cuide sempre em ter ações íntegras, você estará sempre
sendo observado. A confiança é atualmente um bem cada vez mais raro. Os alunos,
por conseqüência, estão cada vez mais desconfiados, céticos e resistentes. Há
tempos, as pessoas acreditariam plenamente em você até que houvesse um motivo
contrario. Hoje é preciso primeiro provar que se merece confiança, daí a
importância da integridade e de um caráter solido dentro e fora do circulo
religioso.
17-Acredite em seus alunos. Não os trate como criança as
pessoas vão avançar ou regredir de acordo com as expectativas daqueles que os
cercam. Aposte nelas sua confiança não apenas de que absorveram informação, mas
de que a colocarão em pratica em sua vida diária. Certamente, farão tudo para
que você não seja decepcionado.
18-Seja sempre acessível aos seus alunos. Manter a
distancia pode criar barreiras de comunhão em Cristo e é um erro fatal para
quem deseja ajudar outros a crescerem diante dos homens e de Deus. Sempre que necessário
esteja disponível e sem barreiras.
19-Dê oportunidade aos alunos. Por vários motivos é um
erro grave fazer monologo. Ofereça sempre espaço a participação, a superação ao
sucesso e ao crescimento espiritual. Isso ajudará ao tímidos a adquirirem
segurança, respeito e encorajamento. Lembre-se que o aluno de hoje poderá ser o
professor de ED amanhã.
20-Ouça sempre, porque ouvir os alunos gera novas idéias.
Você nunca saberá quão próximo estaria de uma idéia valiosa para dinâmica de
sua igreja, a menos que esteja disposto a ouvir.
21-Planejamento é fundamental para ser bem sucedido –
Prepare seu conteúdo da melhor maneira possível. Ninguém tem o dever de saber
tudo e de se comprometer a trazer a resposta na próxima aula, quando não souber
algum ponto questionado, mas se esforce ao Maximo possível.
22-Gerenciar o tempo é muito importante. Não fale rápido
ou devagar demais. Tenha sempre alguma atividade extra em stand by para o caso de o tempo sobrar.
23-Procure sempre respeitar o horário reservado pra aula.
Não ultrapasse o tempo determinado pela superintendência.
24-Não demonstre insegurança – Evite falar alto ou muito
baixo e dar as costas para a turma. Nunca fique olhando exclusivamente para um
aluno em especifico.
Isso pode coagi-lo. Distribua o olhar.
25-Não se preocupe em se defender ou explicar como você
aplica o ensino. O bom ensino bíblico fala por si mesmo. Lembre-se que é a
Palavra de Deus que faz a obra.
26-Não confunda ensinar mais depressa com ensinar melhor.
Muitas vezes, na ansiedade de transmitir muito conteúdo, pode-se confundir os
alunos. É bom ir testando o andamento por meio de perguntas.
27-Não use o tempo da aula para transmitir seus problemas
pessoais aos alunos. Esta é uma postura antididática, alem de prejudicar seu
próprio trabalho. Ao assumir a classe, deixe seus problemas e inquietações do
lado de fora, pois os alunos são muito sensíveis ao estado emocional do
professor. Também tenha muito cuidado em dar exemplos de sua vida pessoal.
Alunos costumam ficar irritados quando o professor toma uma boa parte da aula
para isso ou quando sai do assunto da lição para dar dicas sobre uma fase da
vida em que o aluno ainda não tenha chegado.
28-Quando for fazer o sorteio de um aluno para participar
da aula seguinte, dando um explanação sobre algum tópico, é necessário saber
qual deles gostaria de participar dessa dinâmica, porque há aqueles que se
sentem constrangidos ao serem escolhidos. Daí o que poderia ser estimulante
pode tornar-se um “pesadelo” e levar o individuo a afastar-se da classe.
29-Reserve um tempo apropriado durante a aula para
explicar na Bíblia o propósito do ofertório antes de recolher a oferta dos
alunos. Se não houver uma explicação, eles serão tentados a acreditar que estão
pagando pela aula ou ofertando por obrigação.
30-O professor que se sente responsável pelo cultivo da
Salvação e pela formação espiritual de seus alunos dificilmente vai ficar
somente fazendo a leitura do texto da revista em classe.
31-Proceder assim fará com que seus alunos desconfiem da
sua credibilidade, acreditem que você não estudou nada e que está somente
reproduzindo o que anotou o comentarista.
“Todo
o bom professor aplica a lição a sua vida antes de ensinar aos alunos”.
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