segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Guia de posturas para professores da EBD


         Crianças, pré adolescentes, jovens, adultos e idosos, cada faixa etária tem suas características próprias. Diferentemente do que se possa pensar ou parecer, à primeira vista, as regras de postura social não são uma expressão de soberba ou vaidade. Muito menos figuram como entrave ao convívio cristão. Ao contrario, são fatores relevantes no desenvolvimento de uma boa aula e estão inter-relacionados com a educação, alem de constituírem deveres do bom cristão.
         Aqui estão algumas dicas em temas variados do chamado convívio social. O objetivo é ajudar os professores de ED a serem mais efetivos no seu oficio:

1-     Comece sempre a aula na hora marcada para incentivar e premiar o aluno pontual, mesmo que uma única pessoa esteja presente. Outros chegarão. Se não chegarem, não se preocupe, porque a lição será apenas àquele presente. Ainda assim você será usado por Deus. Não se deixe intimidar ou afetar psicologicamente pela ausência. Dê apenas uma justificativa. Não caia no erro de ficar explicando os possíveis motivos pelos quais os demais alunos não compareceram a aula.
2-     Cumprimente cada um que entra como se fosse um candidato a presidente da Republica. É muito importante que os estudantes saibam e experimentem que sua classe é a mais amistosa do planeta.
3-     Faça de sua classe uma prioridade. O melhor método de demonstrar isso a sua classe é você encará-la como prioridade nos seus interesses. Quanto melhor estiver preparado o professor, mais facilidade terá em responder as eventuais perguntas com sinceridade, mesmo que seja para agendar a resposta para uma próxima aula.
4-     Recompense o empenho dos que são assíduos de forma mais consistente. Envie um e-mail, dê um cartão ou crie alguma outra forma de incentivo extra que seja capaz de demonstrar apreciação por sua Constancia e ainda ajude a pessoa a superar suas limitações na aprendizagem.
5-     Dê bom acolhimento ao atrasado, não o puna. Capture a atenção dele com uma rápida sinopse do que você está ensinando a classe. Emende “Maria, temos satisfação pelo fato de que, mesmo atrasada, você tenha perseverado em estar conosco. Nos estamos discutindo hoje a diferença entre o crescimento espiritual de José e o de Daniel...”.
6-     Deixe para saber em particular, o que motivou o atraso. Ouça os motivos, ofereça ajuda, apoio e um conselho estimulante para que o fato não venha se repetir. Caso haja reincidência, mantenha a paciência e pense em nova estratégia para ajuda a pessoa.
7-     No caso do atrasado crônico, é preciso que se investigue os motivos que levam a esse comportamento. Cabe ao professor conversar com o individuo, em particular, e explicar-lhe, de modo a conscientizá-lo, que a Igreja se preocupa com ele não só do ponto de vista da constituição espiritual, mas também em sua formação como cidadão. O atrasado crônico pode vir a ser um preguiçoso, o que fatalmente trará implicações a sua vida profissional (Ec 10.18)
8-     Àquele que faltaram à classe nunca diga: “Onde você estava?”, porem ‘“Sentimos muito a sua falta”. A primeira frase já deixa o aluno na defensiva, porque se sente cobrado. A segunda denota interesse sincero. Tratá-los como pessoas maduras dá mais resultado, pois os estimula a agir como tal.
9-     Um polegar erguido, um aceno, um piscar de olho ou um toque precisam ser percebidos e valorizados. Quanto antes forem atendidos menos você terá negligenciado em demonstrar a estima e o apreço aos alunos.
10-Alunos não gostam de olhares indiferentes, de palavras arrogantes nem gestos bruscos. Daí manter a concentração durante todo o período de aula é fundamental para poder transmitir equilíbrio aos alunos. Lembre-se de que muitos chegam à aula depois de terem enfrentado uma verdadeira guerra espiritual
11-No caso de ensinar adolescentes e jovens, refreie a tentação de quebrar o clima da aula com comentários sobre seus cabelos, roupas ou estilo de musica. Ore para que o Espírito Santo prepare o momento certo para conversar com o individuo sobre esses temas (Pv 15.23). Administre com bom humor as possíveis influencias negativas de um adolescente recém chegado a Igreja e a classe, sem espantá-lo. Estimule-o a oração em grupo afim de que o Espírito Santo convença o coração de qual deve ser o padrão do cabelo, das roupas ou do estilo de musica. Não se esqueça de ser o mais sincero possível e bíblico nos comentários (Sl 119.130). Entenda que há fases e fases na vida de uma pessoa.
12-Também no caso de ensinar adolescentes e jovens, tome cuidado para nunca os usar como exemplo nas lições, seja positivo ou negativo. Estas são as idades do anonimato. Todos ficam pouco a vontade ao ser ressaltados em algum aspecto. Isto os distanciaria dos seus pares. Para eles qualquer coisa é melhor do que ser distinguido. Melhor é estimulá-los as experiências com Deus e testemunhá-las espontaneamente. (Jo1. 32).
13-Em caso de instabilidade e indisciplina, é indispensável ao professor guardar o controle de si mesmo, a fim de poder pensar sobre a melhor atitude a tomar. O superintendente da ED deve estar a par de qualquer alteração comportamental em classe.
14-Evite coisas impertinentes, tais como ficar fungando em classe, enfiar o dedo no nariz, ficar consertando a roupa intima, usar decote inapropriado, etc. todo e qualquer movimento brusco vai atrair a atenção do publico e desviá-lo do que realmente interessa. Para evitar tais coisas vá ao banheiro antes da aula começar.
15-Cuidado ao chegar muito perto dos alunos. O mau hálito, o odor de suor ou de um perfume forte demais, ou vencido podem causar incômodos.
16-Cuide sempre em ter ações íntegras, você estará sempre sendo observado. A confiança é atualmente um bem cada vez mais raro. Os alunos, por conseqüência, estão cada vez mais desconfiados, céticos e resistentes. Há tempos, as pessoas acreditariam plenamente em você até que houvesse um motivo contrario. Hoje é preciso primeiro provar que se merece confiança, daí a importância da integridade e de um caráter solido dentro e fora do circulo religioso.
17-Acredite em seus alunos. Não os trate como criança as pessoas vão avançar ou regredir de acordo com as expectativas daqueles que os cercam. Aposte nelas sua confiança não apenas de que absorveram informação, mas de que a colocarão em pratica em sua vida diária. Certamente, farão tudo para que você não seja decepcionado.
18-Seja sempre acessível aos seus alunos. Manter a distancia pode criar barreiras de comunhão em Cristo e é um erro fatal para quem deseja ajudar outros a crescerem diante dos homens e de Deus. Sempre que necessário esteja disponível e sem barreiras.
19-Dê oportunidade aos alunos. Por vários motivos é um erro grave fazer monologo. Ofereça sempre espaço a participação, a superação ao sucesso e ao crescimento espiritual. Isso ajudará ao tímidos a adquirirem segurança, respeito e encorajamento. Lembre-se que o aluno de hoje poderá ser o professor de ED amanhã.
20-Ouça sempre, porque ouvir os alunos gera novas idéias. Você nunca saberá quão próximo estaria de uma idéia valiosa para dinâmica de sua igreja, a menos que esteja disposto a ouvir.
21-Planejamento é fundamental para ser bem sucedido – Prepare seu conteúdo da melhor maneira possível. Ninguém tem o dever de saber tudo e de se comprometer a trazer a resposta na próxima aula, quando não souber algum ponto questionado, mas se esforce ao Maximo possível.
22-Gerenciar o tempo é muito importante. Não fale rápido ou devagar demais. Tenha sempre alguma atividade extra em stand by para o caso de o tempo sobrar.
23-Procure sempre respeitar o horário reservado pra aula. Não ultrapasse o tempo determinado pela superintendência.
24-Não demonstre insegurança – Evite falar alto ou muito baixo e dar as costas para a turma. Nunca fique olhando exclusivamente para um aluno em especifico. Isso pode coagi-lo. Distribua o olhar.
25-Não se preocupe em se defender ou explicar como você aplica o ensino. O bom ensino bíblico fala por si mesmo. Lembre-se que é a Palavra de Deus que faz a obra.
26-Não confunda ensinar mais depressa com ensinar melhor. Muitas vezes, na ansiedade de transmitir muito conteúdo, pode-se confundir os alunos. É bom ir testando o andamento por meio de perguntas.
27-Não use o tempo da aula para transmitir seus problemas pessoais aos alunos. Esta é uma postura antididática, alem de prejudicar seu próprio trabalho. Ao assumir a classe, deixe seus problemas e inquietações do lado de fora, pois os alunos são muito sensíveis ao estado emocional do professor. Também tenha muito cuidado em dar exemplos de sua vida pessoal. Alunos costumam ficar irritados quando o professor toma uma boa parte da aula para isso ou quando sai do assunto da lição para dar dicas sobre uma fase da vida em que o aluno ainda não tenha chegado.
28-Quando for fazer o sorteio de um aluno para participar da aula seguinte, dando um explanação sobre algum tópico, é necessário saber qual deles gostaria de participar dessa dinâmica, porque há aqueles que se sentem constrangidos ao serem escolhidos. Daí o que poderia ser estimulante pode tornar-se um “pesadelo” e levar o individuo a afastar-se da classe.
29-Reserve um tempo apropriado durante a aula para explicar na Bíblia o propósito do ofertório antes de recolher a oferta dos alunos. Se não houver uma explicação, eles serão tentados a acreditar que estão pagando pela aula ou ofertando por obrigação.
30-O professor que se sente responsável pelo cultivo da Salvação e pela formação espiritual de seus alunos dificilmente vai ficar somente fazendo a leitura do texto da revista em classe.
31-Proceder assim fará com que seus alunos desconfiem da sua credibilidade, acreditem que você não estudou nada e que está somente reproduzindo o que anotou o comentarista.


                   “Todo o bom professor aplica a lição a sua vida antes de ensinar aos alunos”.


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