segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Dicas para professores da EBD


         Não há ensino sem aprendizagem. Não é o volume de assunto levado pelo professor à classe que determina o quanto foi assimilado pela turma. O importante é o que ficou retido pelo aluno.
         Existem alguns princípios básicos que norteiam a aprendizagem. Conhecê-los, ajuda ao professor a alcançar o seu objetivo.

         O aluno aprende quando gosta. Leve sempre para a turma aquilo que é de interesse do aluno ou, ao usar técnicas apropriadas e métodos variados procure despertar o interesse pelo assunto.

         O aluno aprende quando precisa.  Procure agir de maneira que os alunos reconheçam a importância do assunto pra eles. Habitue-se a fazer a verificação por meio de testes orais ou escritos. Isso levará os alunos a se esforçarem. Você pode criar um quadro de honra, onde escreverá os nomes daqueles que mais se destacaram durante o mês ou alcançaram a meta proposta.

         O aluno aprende quando vê. Os cinco sentidos (visão, audição, olfato, tato, gustação) são as molas da aprendizagem. Quanto mais os sentidos são desenvolvidos, mais o aluno aprenderá. Leve para a sala coisas que os alunos possam ver, ouvir, cheirar, tocar com as mãos ou mesmo provar.

         O aluno aprende quando faz. A participação é fundamental na aprendizagem. Dê uma função ou um trabalho especifico a cada aluno. Faça-os repetir a aula em forma de dramatização (cada aluno representa e fala como um dos personagens da lição), de trabalhos de pesquisa para fazerem em casa e depois lhes conceda a oportunidade para apresentarem os resultados, etc. Envolva todos os alunos em sua aula.

         Fale ao coração do aluno.  O professor cristão tem ainda um recurso que os demais não têm: o apoio e o reforço do Espírito Santo. Ore em favor de cada aluno. Cite seus nomes diante de Deus peça-lhe graça e unção para o seu trabalho.

         Estude e planeje bem a sua aula. Faça seu plano e calcule bem o tempo que precisará para as tarefas e os pontos do comentário. Você verá seus alunos saírem satisfeitos e os frutos do seu trabalho aparecerão.


         “Ao ensinar o fato bíblico, tire lições práticas para você próprio. Ensine com autoridade e convicção, pois a maneira como transmitimos os ensinamentos é que produz segurança e aceitação por parte do aluno”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário