Não há ensino sem aprendizagem. Não é o volume de assunto levado pelo professor à
classe que determina o quanto foi assimilado pela turma. O importante é o que
ficou retido pelo aluno.
Existem alguns princípios básicos que norteiam a
aprendizagem. Conhecê-los, ajuda ao professor a alcançar o seu objetivo.
O aluno aprende quando gosta. Leve sempre para a turma aquilo
que é de interesse do aluno ou, ao usar técnicas apropriadas e métodos variados
procure despertar o interesse pelo assunto.
O aluno aprende quando precisa. Procure agir de maneira que os alunos
reconheçam a importância do assunto pra eles. Habitue-se a fazer a verificação
por meio de testes orais ou escritos. Isso levará os alunos a se esforçarem.
Você pode criar um quadro de honra, onde escreverá os nomes daqueles que mais
se destacaram durante o mês ou alcançaram a meta proposta.
O aluno aprende quando vê. Os cinco sentidos (visão, audição,
olfato, tato, gustação) são as molas da aprendizagem. Quanto mais os sentidos
são desenvolvidos, mais o aluno aprenderá. Leve para a sala coisas que os
alunos possam ver, ouvir, cheirar, tocar com as mãos ou mesmo provar.
O aluno aprende quando faz. A participação é fundamental na
aprendizagem. Dê uma função ou um trabalho especifico a cada aluno. Faça-os
repetir a aula em forma de dramatização (cada aluno representa e fala como um
dos personagens da lição), de trabalhos de pesquisa para fazerem em casa e
depois lhes conceda a oportunidade para apresentarem os resultados, etc.
Envolva todos os alunos em sua aula.
Fale ao coração do aluno. O professor cristão tem ainda um recurso que
os demais não têm: o apoio e o reforço do Espírito Santo. Ore em favor de cada
aluno. Cite seus nomes diante de Deus peça-lhe graça e unção para o seu
trabalho.
Estude e planeje bem a sua aula. Faça seu plano e calcule bem o
tempo que precisará para as tarefas e os pontos do comentário. Você verá seus
alunos saírem satisfeitos e os frutos do seu trabalho aparecerão.
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