Jesus não veio a terra na idade adulta. Ele entrou em nosso mundo como criança, em Belém (Lc 2.7). Jesus sabe o que é ser criança. Quando o autor do livro de Hebreus nos lembrou que "não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, antes foi ele tentado (provado) em todas as cousas, à nossa semelhança, mas sem pecado" (Hb 4.15), estava incluindo as crianças. O Senhor sabe e se importa com os temores, necessidades, expectativas e desejos das crianças. Os evangelhos mostram que Jesus gostava das crianças. Ele as encontrava em toda parte em suas viagens: Elas ouviam Seus ensinamentos e viam Seus milagres. Procuravam - e recebiam - a Sua atenção (Mc 10.13-16). Em todos os relatos do Evangelho, a reação do Senhor a elas era de aceitação e amor. Um olhar para as atitudes de Jesus durante esses encontros pode ajudar-nos a aprender como nos relacionar com as crianças em nossa vida. Para tirar o máximo proveito do exemplo do Senhor, leia as passagens que mostram Jesus em ação e tome tempo para meditar em cada ponto.
Jesus respeitava as crianças (Mt 18.10);
Ele reservava tempo para dar atenção aos meninos e meninas e usou o comportamento deles para ilustrar seus ensinos (Mt 7.9-11; Lc 7.32; 11.7);
O Senhor se identificou com as crianças (Mt 18.5; Mc 9.37);
Jesus passou tempo com as crianças (Mc 10.40);
Ele as abençoou (Mc 10.16);
Ele as alimentou (Mt 14.21);
Ele as curou (Mt 17.14-21; Mc 5.22-24; 35.43; Jo 4.46-54);
Ele permitiu que elas O ajudassem (Jo 6.9-11);
Ele recebeu com agrado os louvores das crianças, afirmando serem valiosos aos olhos de Deus (Mt 21.15,16);
Jesus ensinou a fé simples das crianças e aconselhou os adultos a imitá-las (Mt 18.3-4);
O Senhor se preocupou com o bem-estar espiritual delas e veio prover a sua Salvação (Mt 18.2,10-14);
Ele quer que compartilhemos as Suas Boas Novas com elas (Mc 16.15)
“Deixai vir a mim os pequeninos.”
Jesus tinha saído da Galileia e agora se dirigia para o território da Judéia, além do rio Jordão.Como sempre, uma multidão o acompanhava, sempre com o intuito de ouvir suas palavras.Todavia, enquanto respondia aos fariseus a uma pergunta sobre o divórcio, se aproximou dEle alguns homens.Esses homens traziam suas crianças (meninos e meninas), a fim de que Jesus lhe impusesse as mãos e orasse, certamente para a felicidade delas.Mas os discípulos de Jesus repreenderam esses homens, para que se afastassem com as crianças dali.Jesus, entretanto, disse:
- Deixai os pequeninos, e não os impeçais de vir a mim, pois deles é o reino dos céus.Depois disso, impôs as mãos sobre as crianças e as abençoou. (Mt 19.13)
Veja também:
"Que o Senhor nos ensine esta verdade — amar as crianças em nome de Cristo significa amar a Deus. De fato, significa muito mais: aceitar, receber a Deus e ter comunhão com Ele".